Emenda proposta por Aluisio é aprovada e suaviza regras para policiais
Aluisio Mendes articulou com o Podemos para aprovação de emenda aglutinativa (Foto: Divulgação/Aluisio Mendes)

Após aprovação do texto-base da Reforma da Previdência ocorrida ontem (11), as discussões na Câmara dos Deputados se estenderam pela madrugada desta sexta-feira (12) no esforço de apreciar os destaques (propostas de alteração do texto-base) apresentados pelos partidos.

Entre os destaques, a Emenda Aglutinativa 8, de autoria do deputado Aluisio Mendes (PODE-MA), foi aprovada com maior número de votos que os outros destaques apresentados. A proposta recebeu 467 votos a favor e apenas 15 contra.

Aluisio Mendes (PODE-MA) é membro titular da bancada da segurança pública e da frente parlamentar da Polícia Federal na Câmara. Ele foi o autor da medida e a defendeu na tribuna federal destacando a importância de incorporá-la na reforma da Previdência.

A nova regra de transição que valerá para policiais – federais, rodoviários, civis do DF, segurança do Congresso e agentes penitenciários – terá idades mínimas de 52/53 anos, e pedágio de 100% do tempo de contribuição. Pelo texto-base da reforma, a idade mínima para a aposentadoria seria de 55 anos para homens e mulheres.

“Nós, parlamentares do Podemos, defendemos esta emenda por acreditar que aposentadoria policial não é privilégio, é um direito conquistado. Ainda não conseguimos negociar o melhor texto, mas já estamos assegurando aos policiais do Brasil, a integralidade e a paridade, ou seja, terão 100% dos seus vencimentos garantidos na aposentadoria”, justifica Mendes.

Segundo o deputado, a luta do Podemos pela categoria possibilitou aos policiais reajustes iguais aos servidores da ativa. “Além disso, a pensão integral para a família dos policiais mortos em atividade ou em decorrência de sua profissão, também é nossa defesa”, afirmou Mendes.

A bancada maranhense foi quase unânime na aprovação da emenda, com exceção do deputado Gastão Vieira (PROS-MA) que em descompasso com o voto a favor da aposentadoria dos professores, votou contra as medidas para a previdência dos policiais brasileiros.

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of
Fechar Menu